Vanilla

De casa nova

Polo UNINTER Pato Branco inaugura sede própria consolidando o protagonismo local no mercado da educação a distância
(Foto: Wilson Picler)

Há oito anos, duas histórias ligadas a educação se uniram para iniciar um importante trabalho em Pato Branco. De um lado, a professora Helena Maria Girotto Dorigo e de outro o Centro Universitário Internacional Uninter, a maior instituição de Ensino a Distância do Brasil. Assim, em abril de 2010 essa parceria se concretizou e teve início nesta cidade, as atividades do Polo Uninter sob a gestão da Professora Helena.

A professora, agora também empresária vislumbrou nessa parceria com a instituição uma oportunidade de expandir os horizontes de sua profissão. Graduada primeiramente em Biologia, formação que lhe rendeu vários anos de trabalho como professora de Ensino Médio. Cursou posteriormente Pedagogia, Administração e Artes Visuais, além de várias especializações, pois segundo suas próprias palavras, “um professor comprometido nunca para de estudar”

A professora encarou os desafios, ancorada por seu currículo e sua reputação no meio educacional. Com o curso de Administração adquiriu conhecimentos de gestão e desenvolveu o lado empreendedor.

Na sua administração, a empresária focou o bom relacionamento e o atendimento de qualidade e, com transparência e ética, foi conquistando o mercado de trabalho.

A empresária conta que suas metas e objetivos eram muito claros desde o início. O primeiro deles era tornar conhecido o nome Uninter em Pato Branco e solidificar ainda mais a qualidade da instituição. Segundo ela “Para ganhar confiança, é preciso agir, não adianta apenas falar. Ter atitude, fazer um trabalho sério, assumir compromissos e cumpri-los”, detalha a gestora.

Resultado dessa postura foi o crescimento da empresa, que nunca estagnou. Tanto que uma nova sede foi necessária para atender a demanda, algo que já estava nos planos de gestão.

A professora Helena dá uma lição sobre prospectos: segundo ela, um bom gestor precisa de planejamento, estabelecer metas, as quais devem estar escritas para não serem negligenciadas. Desde que abraçou a Uninter ela já estava decidida a ter um ambiente próprio, foi o primeiro objetivo a longo prazo escrito em seu plano de negócios. “Nesses oito anos eu dormia pensando na sede própria e acordava pensando nela”, relata.

É comum as pessoas trabalharem com ações no dia a dia esperando o resultado rápido, isso pode dar certo quando se quer atingir pequenas metas, de um dia, uma semana ou um mês, mas quando envolve uma dimensão maior, primeiro se planta para só mais tarde colher os frutos, e as ações devem ter um andamento ininterrupto. Isso não é fácil. Como o resultado é a longo prazo, temos que cuidar para não desviar do nosso objetivo. O importante é sempre acreditar que é possível. “Sempre acreditei na minha força sem nunca abandonar as minhas ideias”.

A empresária lembra que, desde o inicio da empresa, pôde contar com a ajuda de pessoas importantes ao seu lado, os principais foram os filhos, Ana Paula e Alex. “Foi por eles que me armei de coragem e empreguei toda a minha energia em fazer a empresa crescer. Eles são a minha força e meu orgulho. O objetivo é prepará-los para um dia, assumirem o meu lugar”

Segundo a empresária, Alex e Ana Paula, desde que iniciaram o trabalho no polo, estudaram, adquiriram conhecimento, desenvolveram habilidades, assumiram responsabilidades e se tornaram peças chave no funcionamento da empresa.

Além dos filhos ela pode contar também com sua coordenadora Eliane, profissional comprometida que deu todo o suporte necessário para que o trabalho fluísse de forma significativa.

 

Sede própria

A empresa cresceu e a professora Helena logo percebeu que seu espaço físico se tornava insuficiente para um atendimento adequado a seus alunos, o qual ela sempre prezou. Dessa necessidade surgiu o primeiro objetivo do seu planejamento – adquirir um espaço para a construção da sede própria.

A partir de então, o foco era buscar meios para esse fim. “Com esse foco nos embrenhamos no trabalho, definimos caminhos, levantamos as possibilidades, distribuímos tarefas e ações que em conjunto trilhamos e a cada ano fomos alcançando a meta planejada”.

 

Sustentabilidade

Ao iniciar o planejamento do prédio houve a preocupação em projetar ambientes que fossem funcionais com espaços amplos, claros e arejados, que oferecesse as pessoas uma sensação de conforto e bem-estar.

Outro critério da empresária sempre foi a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade no sentido de economizar água, evitar desperdício de papel, e evitar a produção de lixo e o uso de copos descartáveis.

Diante disso, não poderiam deixar de planejar uma obra sem reservar um investimento voltado para os cuidados com o meio ambiente. “Essa atitude reflete as práticas de cidadania e de caráter educacional que nos é intrínseco enquanto cidadãos responsáveis e comprometidos com a educação e a sustentabilidade ambiental”.

A ideia foi colocada em prática e a obra foi planejada para a captação da água da chuva com calhas e dutos verticais que terminam em uma grande cisterna de armazenamento, de onde sai para as torneiras direcionadas a área da limpeza, e é utilizada para toda a limpeza do prédio e das calçadas externas.

“Esse aproveitamento da água da chuva é uma tendência nas construções modernas e não deixa de ser uma demonstração de respeito a sociedade a ao meio ambiente”.

“Visualizamos muitas vantagens com essa prática que além de ser ecologicamente correta reflete na conta da água, na conscientização dos funcionários e torna a empresa mais confiável”, afirma a empresária Helena.

Em 2018 o objetivo foi alcançado. Ao completar oito anos de empresa, a sede própria foi inaugurada. A inauguração da sede própria do Polo Uninter Pato Branco que ocorreu em 26 de junho, representa um novo patamar na história da instituição.

Segundo a professora Helena durante esse período muitas dificuldades foram enfrentadas, surgiram obstáculos e novos desafios, mas, mesmo que muitas vezes as coisas cogitassem o contrário, o foco se manteve ativo e direcionado para o objetivo planejado. “A persistência nos ajudou a aproveitar as oportunidades e a superar os obstáculos”.

 

Depoimentos

“Por ter sido planejado dentro do que é exigido para uma instituição de EaD, o novo polo oferece mais conforto e tecnologias de qualidade o que vem favorecer o relacionamento professor/aluno e a possibilidade de um atendimento diversificado” declara a professora do polo, Ana Paula Dorigo.

A Uninter é uma instituição que ocupa uma posição de destaque no que diz respeito a melhores condições de trabalho e possibilidade de crescimento pessoal e profissional para seus colaboradores. “A importância de se trabalhar na Uninter está no fato de ser uma empresa que está dentro de um mercado cada vez mais competitivo, que oferece cursos e serviços de qualidade, além de oferecer formação pedagógica continuada aos seus colaboradores, característica que nos permite crescer como pessoas e como profissionais”, comenta a coordenadora Eliane Rovani, a oito anos na empresa.

De acordo com o Professor Alex Loan Dorigo, supervisor comercial e acadêmico, “A Uninter está em primeiro lugar em ensino a distância no Brasil, é uma referência, então quem procura qualidade acaba chegando na Uninter”, analisa.

 

Educação a distância

O Centro Universitário UNINTER é uma empresa já consolidada como a melhor instituição em EaD no país. Assumir a gestão do Polo representou um grande desafio para a professora Helena, além de proporcionar um crescimento profissional. Segundo ela o fator que facilitou seu trabalho foi o fato de ser uma profissional da educação e conhecer as questões que envolvem a prática educacional.

Um dos princípios que norteiam o trabalho da UNINTER enquanto instituição de ensino é o respeito que dispõe às pessoas que buscam educação. “É preciso ter responsabilidade com o acadêmico, ter interesse que ele aprenda que realmente se desenvolva, que desenvolva a criatividade e a criticidade”.

Além do caráter de formação, ela analisa que a educação a distância tem um papel fundamental no novo panorama social. Na era digital, as informações circulam de forma muito rápida, muitas profissões deixarão de existir e outras vão surgir. Os cursos a Distancia são uma ferramenta de aprendizado que facilita a mobilidade de áreas de atuação.

 

 

 

 

 


 

Como funcionam os cursos na UNINTER

A rede mundial de computadores veio promover uma verdadeira revolução, não apenas tecnológica, mas também social e pedagógica na educação facilitando o desenvolvimento da modalidade EaD.

Conforme o Professor Alex Loan Dorigo, a grade dos cursos passa pela aprovação e fiscalização do MEC e os critérios utilizados são os mesmos para todas as instituições de ensino em qualquer modalidade. Dessa forma, o Centro Universitário Uninter e seus cursos são submetidos as normas e exigências do Ministério da Educação, e por ser uma empresa legalizada e comprometida com a educação vem ganhando espaço, crescendo, multiplicando experiências, aprimorando métodos e sistemas, atualizando os conteúdos para o mercado em todo o Brasil.

O professor Alex, acrescenta ainda o caráter democrático de acesso possibilitado pela UNINTER. Primeiramente por conta dos valores das mensalidades acessíveis, e segundo o tempo, em que a própria pessoa pode definir a hora que quer estudar, conforme a sua disponibilidade.

O aluno UNINTER, além de receber os livros físicos de forma gratuita, também pode estudar por meio do conteúdo online. Aulas, materiais, exercícios, conteúdo complementar, indicações de leitura, biblioteca, e outros conteúdos que estão disponíveis para consulta de forma ilimitada. Por isso, o estudante pode determinar seu cronograma de estudos, criar a sua própria rotina e estudar onde quiser. Relata o professor Alex.

 

Depoimento de Maria Auria Mülhmann

A consultora de negócios do Sebrae/PR, Maria Auria Mülhmann, está fazendo sua terceira pós-graduação no Polo Uninter Pato Branco. Ela conta que a flexibilidade de horários é um grande diferencial para a escolha da instituição. “Hoje na modernidade disponibilizamos de tempo para a formação presencial. Eu gostei demais da proposta da Uninter no seguinte sentido, de você fazer teu horário para estudar, de você saber que tem o material disponível, e que você tem que buscar esse conhecimento”, completa.

A Consultora Maria Auria, também elogia o método de ensino da instituição, e a importância da relação entre a teoria e a prática, que ela aplica na sua rotina de trabalho. “É um conteúdo extremamente prático. Hoje estou fazendo uma pós na área de políticas públicas, e é um trabalho que eu estou desenvolvendo no Sebrae. Consigo visualizar os materiais, e os módulos que estão acontecendo me levam a prática imediata no meu trabalho. A Uninter para mim é uma instituição séria, com conteúdo pedagógico aprovado e constatado que pode ser aplicado imediatamente”.

Ela também avalia o atendimento do Polo Uninter Pato Branco. “Eles são pessoas prontas, dispostas a resolver problemas. Tentam entender qual é a sua real necessidade, e buscar a melhor solução. Esse é um grande diferencial no mundo corporativo, que faz com que eu sempre queira estar com a Uninter, porque eles não querem simplesmente vender uma pós-graduação, uma graduação. Eles querem que o cliente tenha o melhor conhecimento, e para isso eles te atendem compreendendo a sua real necessidade”.

 

 

Um grande avanço

Há 22 anos, a Uninter olha para a educação como nosso bem maior: único caminho para o desenvolvimento sustentável e duradouro. Por isso, busca diariamente inovações, mudanças e soluções para o processo de ensino-aprendizagem a distância.

“Inovamos as aulas, aperfeiçoamos nosso processo de ensino a distância, e criamos o mais avançado ambiente virtual de aprendizagem, o UNIVIRTUS 3.0”, destaca Wilson Picler, chanceler do Centro Universitário Internacional Uninter.

Colocamos o conhecimento ao alcance de todos para poderem estudar quando, onde e como quiserem ou puderem. O papel da Uninter está em eliminar fronteiras e obstáculos para quem busca formação, profissionalização e empregabilidade.

A rede de Polos Uninter cresce de forma ordenada, seja quanto às características exigidas pelo Ministério da Educação, à qualidade no atendimento aos nossos alunos, à infraestrutura e ao capital humano. É isso que vemos em Pato Branco.

“Nossos polos projetam o compromisso Uninter com a educação para todo o Brasil, com a mesma vontade e perseverança que tem caracterizado a nossa caminhada a mil polos. A estrutura do polo em Pato Branco é um grande avanço para nossa rede. Estamos todos de parabéns”, comemora

 

Bacharelado:

Administração

Artes Visuais (Em breve)

Ciência Política

Ciências Contábeis

Educação Física

Engenharia Física

Engenharia de Computação

Engenharia de Produção

Engenharia de Elétrica – Habilitação

Eletrônica

Filosofia (Em breve)

Geografia (Novo)

História (Novo)

Letras (Novo)

Jornalismo

Matemática (Novo)

Psicopedagogia (Em breve)

Publicidade e Propaganda

Relações Internacionais

Serviço Social

Sociologia (Em breve)

Teologia Bíblica Interconfessional

Teologia Católica


 

Tecnologia:

Análise de Desenvolvimento de Sistemas

Comércio Exterior

Educador Social (Novo)

Gestão Ambiental

Gestão Comercial

Gestão de Produção Industrial

Gestão de Tecnologia de Informação

Gestão de Recursos Humanos

Gestão de Segurança Privada

Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais

Gestão de Turismo

Gestão em Saúde Pública

Gestão da Vigilância em Saúde (Novo)

Gestão Financeira

Gestão Hospitalar

Gestão Pública

Gestão de Cidades Inteligentes (Smart Cities) (Novo)

Investigação Profissional (Novo)

Logística

Marketing

Marketing Digital

Processos Gerenciais

Saneamento Ambiental (Novo)

Secretariado

Segurança Pública


 

Licenciatura:

Artes Visuais

Ciência de Religião (Em breve)

Educação Especial (Em breve)

Educação Física

Filosofia

Geografia

História

Letras

Matemática

Pedagogia

Psicopedagogia (Em breve)

Sociologia


 

Segunda Licenciatura:

Artes Visuais (Em breve)

Filosofia (Em breve)

Geografia (Novo)

História (Em breve)

Letras (Novo)

Matemática (Novo)

Pedagogia

Sociologia (Em breve)


 

Formação Pedagógica

Filosofia (Em breve)

Geografia (Novo)

Artes Visuais (Em breve)

História (Em breve)

Letras (Novo)

Matemática (Novo)

Sociologia (Em breve)

Classificados