Saúde

Cuidados com a dieta detox

Detox é a abreviação das palavras destoxificação e detoxificação (ou ainda desintoxicação), que significam “remoção de substâncias tóxicas de um organismo vivo”.

O corpo humano, por si só, já possui mecanismos fisiológicos “autolimpantes” de rotina, como os que ocorrem no fígado.

As Dietas Detox, ou apenas Detox, ajudam a desintoxicar o organismo e diminuir a retenção de líquidos. Ela é importante principalmente após períodos festivos, como a Páscoa, mas também pode ser usada para preparar o corpo antes de iniciar uma dieta completa, com reeducação alimentar.

Todos os dias, pessoas são expostas a diversas substâncias com potencial tóxico, que, quando em excesso e acumuladas nos órgãos e tecidos, são prejudiciais para a saúde -- aditivos alimentares (presentes nos produtos industrializados), adoçantes, agrotóxicos e medicamentos, por exemplo.

Muita gente se engana quanto à palavra é Detox:  já vem na cabeça que é passar dias apenas tomando sucos e sopas.

Basear a alimentação em sucos detox é o mesmo que adotar uma dieta radical. Isso pode causar um desequilíbrio de nutrientes e até levar a uma perda de peso rápida, mas dificilmente sustentável. Se praticada sem orientação, por muito tempo ou consecutivamente, pode levar ainda a deficiências sérias de nutrientes.

Além disso, é importante lembrar que a mastigação faz parte do processo digestivo e de estímulo à saciedade. Uma alimentação saudável requer níveis adequados de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais em todas as refeições.

Se você tem sintomas como cansaço excessivo, insônia, dificuldade de digestão, mau funcionamento do intestino, excesso se gases, retenção de líquido, falta de concentração, dores de cabeça e dificuldade para perder peso, vale a pena experimentar a detox.

É importante lembrar que não existe milagre — seja para emagrecer ou para conquistar uma vida mais saudável

Como fazer uma dieta Detox?

Para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpo aposte em alimentos naturais e exclua os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergênico, como laticínios, leite de soja, glúten (trigo), cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.

 

Sucos detox

Para iniciar um detox, inclua no seu dia a dia sucos durante os intervalos das refeições.

  • O suco verde, tradicionalmente preparado com folhas verdes escuras e frutas cítricas (como couve e/ou agrião com maracujá, laranja e/ou limão) é uma boa opção, já que frutas cítricas favorecem a absorção de ferro.
  • Sucos feitos com sementes inteiras e/ou farinhas de sementes, como chia e linhaça, possuem fibras e óleos saudáveis ricos em ômega 3.
  • Sucos com gengibre, pimenta, canela e/ou pó de guaraná estimulam o aumento de gasto energético, já que esses são ingredientes com atividade termogênica e tendem a acelerar o metabolismo quando associados a hábitos saudáveis de vida.
  • Os sucos preparados com cacau em pó (sem açúcar) contam com os flavonoides, poderosos antioxidantes.

 

Suco Detox

100 ml de chá verde

1/2 maçã com casca1 folha de couve

- Prepara a infusão do chá, deixa esfriar e bate tudo no liquidificador.

 

Suco Detox 2

1 Pêra

1/2 limão

1 folha de couve

200 ml de água

- Bate todos os ingredientes no liquidificador. Tome sem coar.

 

Atenção aos sucos!

As frutas e os vegetais, quando transformados em suco, passam por modificações físicas em sua estrutura, o que leva os sucos a terem um teor de fibra inferior às frutas e aos vegetais in natura. Isso faz com que o açúcar presente nas frutas e nos vegetais (frutose e sacarose) seja absorvido mais rápido pelo organismo do que quando a fruta é consumida inteira.

Além disso, a quantidade de fruta necessária para fazer um suco é naturalmente maior do que quando comparada ao seu consumo de forma inteira e sem processamento. Logo, quanto mais frutas no suco, mais açúcar será absorvido rapidamente e maior será a sobrecarga para o fígado.

Não coloque no suco tudo o que vê pela frente. Caso contrário, ele será uma bomba de açúcar no seu corpo.

 

Dica de Detox para limpar intestino

1 coco verde

120ml de leite de magnésia 

Abra o coco, coloque a água dentro do liquidificador, em seguida as raspas do coco e o leite de magnésia. Bata tudo no liquidificador e tome em seguida. Após 10 horas, seu intestino funcionará sem dores ou cólicas.

Importante: não fazer direto! É necessário um intervalo de, no mínimo, 21 dias.

 

Classificados