Não informado

Crianças são batizadas na capoeira em Pato Branco

Com dois anos de criação em Pato Branco, o projeto “Camaleão: cantigas e brincadeiras de roda” é desenvolvido voluntariamente por Agnaldo Luiz Rampanelli e Diego Drudi Sanches e visa contemplar gratuitamente crianças entre 5 e 12 anos, a fim de que tenham acesso e aprendam a arte da capoeira.

Todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 20h, elas participam de atividades recreativas, danças folclóricas, instrumentação e músicas, além de aprenderem a prática do jogo da capoeira.

Para que elas consigam continuar a caminhada nessa arte, elas precisavam ser “batizadas”, ou seja, terem a primeira experiência e o contato com os mestres, recebendo as suas primeiras cordas, assim sendo inseridas no grupo como capoeiristas.

Assim, foi realizado no último sábado (11) o Batizado em Troca de Graduações, no polo esportivo do bairro Morumbi, em Pato Branco. Nele, além dos 40 alunos que frequentam as aulas e que foram “batizados”, participaram os seus pais e familiares, bem como os mestres que os batizaram, vindos de Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Francisco Beltrão, Palmas, Clevelândia, Cascavel e Paranaguá.

Projeto

De acordo com o mestre e coordenador do projeto, Agnaldo Luiz Rampanelli, o projeto continua sendo realizado em Pato Branco e aberto para novos alunos. “As aulas não têm custo nenhum para as crianças, sendo que podem participar crianças entre 5 e 12 anos, independente de cor e situação financeira, não importa”, afirmou.

Para participar, segundo o coordenador, é preciso que as crianças se dirijam à academia, acompanhadas de seus pais e/ou responsáveis, nos horários das aulas. Ela está localizada na avenida Tupi, 5139.

“Podem vir assistir uma aula, sem compromisso. Caso a criança realmente goste do projeto, preenchemos uma ficha com os dados dos pais e dos alunos. Única coisa que pedimos é que os alunos adquiram seus uniformes, para termos uma boa organização”, lembrou Rampanelli. Ele finalizou que o único requisito é que os alunos tenham boas notas e bom comportamento, tanto na escola, quanto em casa.

Classificados