Agropecuária

Cresol lança Plano Safra 2018/2019

(Foto: Marcilei Rossi)

Nessa segunda-feira (2) a Cresol realizou em sua sede nacional, em Francisco Beltrão, o lançamento do Plano Safra Cresol 2018/2019.
A novidade é a liberação rápida de crédito, segundo o presidente Altamiro Tomé, destacando que o crédito rural, especialmente no custeio, a contar do lançamento do Plano Safra 2018/2019. “A partir de agora o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), com o lançamento do projeto, passa a liberar os recursos com três dias”, pontuou Tomé, falando que a “a cada ano, com as demandas criadas a cooperativa foi se especializando em fazer com que o crédito chegue com mais agilidade ao produtor.”
Para o Plano Safra 2018/2019, a Cresol tem disponível R$ 1,4 bilhão para atender todas as agências nos nove estados, onde está presente. Além do custeio agrícola, o crédito está disponível para aquisição de implementos e custeio pecuário.  
“Algumas linhas de crédito, tiveram diminuição de juros e outras permaneceram como no plano passado. Então temos o objetivo de fazer com que o crédito chegue o mais rápido possível ao agricultor”, comentou o presidente da Cresol, falando que os recursos anunciados nessa segunda, são 25% superiores do liberado para a safra 2017/2018.
Tomé também destacou, que além de agente financeiro para a contratação dos programas de crédito, a Cresol mantém a parceria com o Banco do Brasil, além da busca de outras instituições para trabalhar na linha de crédito rural.
As alterações da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), são apontadas por Tomé como melhorias para o acesso ao crédito, ele ainda aponta que no restante, os juros seguem similares aos do plano anterior. “Mas sabemos pelo nosso estudo, que conseguimos atender bem nosso quadro social, com o valor disponibilizado”, finalizou o presidente.

Classificados