Região

Coronel Vivida realiza ação de prevenção com estudantes do município

Teve início, na manhã de segunda-feira (9), uma das maiores ações de prevenção já realizadas em Coronel Vivida, para os públicos infantil e juvenil.
A ação segue até quinta-feira (12), no Complexo Esportivo Barro Preto (Foto: Assessoria)

Teve início, na manhã de segunda-feira (9), uma das maiores ações de prevenção já realizadas em Coronel Vivida, para os públicos infantil e juvenil. Até quinta-feira (12), todos os alunos da rede escolar de Coronel Vivida (municipal, estadual, federal e particular) passam por atendimentos e orientações de uma equipe multiprofissional, por meio do programa Saúde na Escola.

Esse investimento em prevenção da Administração Municipal, coordenado pelo Departamento de Saúde e apoiado pelo Departamento de Educação, visa diagnosticar os principais problemas da saúde dessas faixas de idade e planejar ações para preveni-los e tratá-los.

A ação segue até quinta-feira (12), no Complexo Esportivo Barro Preto (Crédito: Assessoria)

A diretora de Saúde de Coronel Vivida, Liliane Fontanive, explicou que são inúmeras as atividades propostas. “Nós disponibilizamos orientações e avaliações com vários profissionais, para diagnosticar problemas, informar esses jovens e também conhecer mais sobre a realidade de saúde deles, para que posteriormente possamos elencar ações de combate e prevenção”.

O evento ocorre no Complexo Esportivo Barro Preto, nos períodos manhã, tarde e noite, sendo que no período da noite, por ter um fluxo menor de alunos, os adultos também poderão passar pelo circuito de avaliação e orientação disponível.

A diretora da 7ª Regional de Saúde, situada em Pato Branco, Salete Mafioletti Kozelinski, comentou que “é uma ação inédita, de muita importância, que trata da base da saúde. Quando focamos nas crianças e adolescentes, e por ser integrada com vários profissionais, esse trabalho tende a dar um resultado muito mais eficaz”.

O prefeito Frank Schiavini esteve presente na abertura das atividades e afirmou que a Administração Municipal segue com um comprometimento muito grande para a prevenção. “Nós entendemos que todo investimento em prevenção reverte-se em economia, se comparado aos gastos com a saúde curativa e de urgência e emergência. Além desse benefício, com esse evento nós também demonstramos às crianças e aos jovens a responsabilidade de cada um em contribuir para melhorar a qualidade da saúde em nosso município”.

 

Atividades inseridas no circuito do programa Saúde na Escola:

- Teste de acuidade visual: sistema padrão universal para avaliar a visão capaz de identificar problemas iniciais;

- Avaliação da qualidade da saúde bucal;

- Orientação nutricional e escala de avaliação de IMC;

- Avaliação postural por Simetrografia: desvios posturais e análise da postura corpórea;

- Detecção precoce de hipertensão arterial: aferições da pressão arterial e orientações sobre sinais relacionados aos agravos de saúde, atividades realizadas por profissionais de enfermagem;

- Situação vacinal: atividade epidemiológica de observação, avaliação e orientação aos alunos;

- Orientações diversas sobre os vírus da dengue zika e chikungunya;

- “Sala de cinema” e “Túnel de sensibilização”: usando a Sinestesia, que é um fenômeno neurológico que consiste na produção de duas sensações de natureza diferentes por um único estímulo. Nesses ambientes são abordados temas como: DST, gravidez precoce, uso do álcool e entorpecentes, obesidade infantil, higiene e boa alimentação. Cada tema é adequado a sua faixa etária.

 

 

Classificados