Região

Coronel Vivida prepara evento em homenagem às mulheres

Reunião realizada na última semana com as representantes dos Clubes de Mães (Foto: Assessoria)

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março. Contudo, buscando abranger também as mulheres que trabalham fora de casa, a Prefeitura de Coronel Vivida, por meio do Departamento de Promoção Humana, realizará no sábado (9) um evento alusivo à data.

Desde o término da festa do ano passado, o departamento preparou-se para a edição de 2019. Isso ocorreu com a avaliação dos eventos voltados ao público feminino, da análise de possíveis atrações e também de reuniões com o prefeito Frank Schiavini para o direcionamento da confraternização deste ano.

Após isso, na última semana, foi realizada no auditório do antigo Fórum reunião entre a comissão organizadora do encontro e as representantes dos Clubes de Mães do município, para definir alguns detalhes do evento.

De acordo com Lia Colferai, psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e coordenadora dos Clubes de Mães, o encontro acontecerá a partir das 9h, na Associação dos Motoristas Vividenses (Amovi), com uma programação que seguirá durante o dia todo.

“Estamos com a expectativa de participação bem expressiva das mulheres, isso porque percebemos na reunião que os Clubes de Mães estão bastante motivados”, afirma, acrescentando que a expectativa é que mais de 600 mulheres participem do evento destinado para todas as vividenses, desde que tenham idade acima de 16 anos — associadas ou não aos clubes.

Programação

As atividades se iniciarão com café da manhã, que será servido às participantes. Na sequência, conforme Lia, será ministrada palestra show, com Beto Grasel, de Xaxim (SC). “Será uma palestra com entretenimento, música e humor, ao mesmo tempo promovendo a reflexão sobre temas, como: A mulher do século 21 e o seu papel na sociedade; Violência doméstica; A importância da atualização pessoal e profissional constantes, entre outros”.

Também, durante a programação, haverá um desfile, direcionado aos Clubes de Mães. “Apresentamos o tema na reunião, ‘O papel da mulher na sociedade’, e as representantes ficaram bastante animadas. Resolvemos fazer um tema mais abrangente, que tem a ver com a palestra, inclusive. Porque a mulher, na verdade, é multitarefas. Então deixamos para elas usarem a criatividade, que já demonstraram que têm, e muito, para que tragam algo de inovador, e que possamos nos divertir junto com todas as mulheres nesse dia”, informa.

Além disso, durante o encontro, será servido almoço no local. E à tarde haverá animação com o Grupo Dal Pizzol. “Nós já tivemos a participação desse grupo no ano de 2017. Foi muito positivo, tanto que os clubes de mães pediram para repetir, e vamos conseguir proporcionar isso novamente a elas”, observa Lia.

A coordenadora reforça que o evento não será apenas para os Clubes de Mães, mas para todas as mulheres vividenses. “Inclusive, pedimos que as participantes deixem seus filhos em casa, com o pai ou outra pessoa responsável. Porque é um momento para a mulher mesmo, assim elas poderão aproveitar todo o dia”, lembra Lia, completando: “Vamos participar, mulheres vividenses, que o evento promete. Será um momento para se divertirem e comemorarem todas as conquistas que a mulher tem na sociedade”.

Os ingressos para o evento já estão disponíveis — a R$ 15, para associadas dos Clubes de Mães; e R$ 20, para não associadas — e podem ser adquiridos na Prefeitura, no Cras ou no Departamento de Promoção Humana. Conforme Lia, eles seguem disponíveis até quarta-feira, 6 de março. “Neste dia, a Prefeitura vai disponibilizar transporte para as mulheres que moram no interior ou nos bairros. Na hora que ela compra o ingresso, deve informar se necessita ou não de transporte”.

Classificados