Eleições 2016

Coronel Vivida e Honório Serpa tiveram votação biométrica

101ª Zona Eleitoral foi a única do Sudoeste que teve identificação biométrica em todos os municípios

Divulgação

Com o recadastramento biométrico, 19.754 eleitores da 101ª Zona Eleitoral do Paraná, estiveram aptos a votar nesse domingo (2). Eles integram o Cartório Eleitoral de Coronel Vivida (15.795 eleitores), que também atende a Honório Serpa (3.959 eleitores).

Segundo o Analista Judiciário, Felipe de Souza, com a incorporação dos eleitores de Honório Serpa ao cartório de Coronel Vivida, a 101ª Zona Eleitoral passou a ser a única do Sudoeste com 100% de identificação biométrica na eleição deste ano.

Souza comenta que nas primeiras horas de votação os mesários tiveram um pouco mais de trabalho na coleta das digitais dos eleitores. “À medida que os mesários foram se habituando ao sistema, o processo de identificação foi normalizado”, relatou, afirmando que o tempo de votação passou a transcorrer dentro do esperado, não sendo registrado filas no final do dia.

 

Sem votar

Como em outros locais onde o sistema biométrico foi utilizado, muitos eleitores que não fizeram o recadastramento do período estipulado pela legislação eleitoral compareceram aos locais de votação.

“Muitos eleitores buscaram as seções e constataram que seus nomes não estavam nos cadernos de votação”, expôs o Analista Judiciário.

Somente em Coronel Vivida segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), aproximadamente 2,5 mil títulos foram cancelados por não terem sidos recadastrados. Em Honório Serpa, o número de cancelamentos se aproxima a 900.

Para os eleitores que não fizeram o recadastramento no período anterior às eleições, Souza alerta que eles devem comparecer ao Cartório Eleitoral tão logo a Justiça Eleitoral possibilite o novo cadastramento para revisar a situação eleitoral.

Classificados