Pato Branco

Consulta pública nas escolas será nesta sexta-feira

Das 40 unidades escolares municipais, 35 participarão da consulta pública para composição da Lista Tríplice (Foto: Helmuth Kühl)

Será realizada nesta sexta-feira (7) a consulta pública para composição da Lista Tríplice de professores interessados em ocupar a função de diretores das Escolas Municipais e coordenadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A consulta acontece a cada dois anos e participam instituições de ensino com mais de 80 alunos matriculados e frequentes.

Em Pato Branco, das 40 unidades escolares municipais que existem, 35 enquadram-se nesse pré-requisito, ficando de fora da consulta pública os estabelecimentos: Escola Municipal Cachoeirinha, Escola Municipal Passo da Ilha, Escola Municipal Sede Dom Carlos, Cmei Adele Guerra e Cmei Raio de Sol. Todas as demais escolas e Cmeis irão participar do processo.

A escolha da Lista Tríplice, mediante consulta pública, foi estabelecida pela lei 4.893/2016, onde consta que cada unidade de ensino realizará a votação e escolherá três possíveis representantes, dos quais, um será nomeado pelo prefeito Augustinho Zucchi.

Tem direito ao voto professores, servidores e um responsável por aluno, independente do número de filhos que frequentem a mesma escola (um voto por família). De acordo com a assessoria, o resultado da composição da lista tríplice será divulgado no dia 8 de dezembro e a nomeação de um dos escolhidos entre os três mais votados por unidade, será realizada posteriormente.

A lei também estabelece que nas unidades escolares onde não há o número mínimo de alunos (80 matriculados e frequentes), os diretores e coordenadores deverão ser nomeados pelo executivo municipal, assim como nas escolas e Cmeis onde não houver o número mínimo de interessados em compor a lista tríplice.

Classificados