Região

Concurso de Presépios está com inscrições abertas em Francisco Beltrão

Os presépios podem ser reproduzidos em qualquer tamanho (Foto: Ilustração)

Buscando preservar a cultura e a memória das tradições religiosas populares do Natal, incentivar a criatividade, bem como envolver a comunidade com atividades culturais, valorizando o espírito do Natal, a Prefeitura de Francisco Beltrão está realizando o Concurso de Presépios, em sua primeira edição.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Prefeitura — www.franciscobeltrao.pr.gov.br —, até às 23h59 do dia 10 de novembro. De acordo com o Departamento de Cultura, podem participar apenas candidatos de Francisco Beltrão, sendo permitido apenas um presépio por pessoa, que precisa acima de 18 anos.

“O presépio deverá ser inédito e original. Entende-se como inédito o presépio que ainda não foi veiculado publicamente e original o presépio não plagiado. Como valorização da arte, as imagens deverão ser esculpidas ou modeladas pelo autor, não sendo imagens comerciais. O trabalho deve ser de referência cristã, não cabendo protestos ou formas desmoralizadoras”, informa o regulamento.

Após o período de inscrições, os presépios ficarão expostos entre 30 de novembro e 30 de dezembro, dentro da decoração de Natal, na Praça Central de Francisco Beltrão. No local, a população poderá escolher o presépio que mais gostou e votar até às 23h30 do dia 19 de dezembro.

A divulgação do resultado, conforme o regulamento, será no dia 21 de dezembro; enquanto a entrega da premiação será no dia 22 do mesmo mês. “O primeiro lugar receberá R$ 1.000; e o segundo, R$ 500”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 3524-4441. Caso os interessados não possuam acesso à internet, o Departamento de Cultura — situado na rua Octaviano Teixeira dos Santos, 1.121 — disponibiliza atendimento para inscrições, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h, e das 13h30 às 17h; exceto feriados e ponto facultativo.

Classificados