Pato Branco

Comud realiza evento para sensibilizar sobre o uso de drogas

(Foto: Mariana Salles)

Na tarde deste sábado (22), o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas - Comud, de Pato Branco, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Carolina Ferrari Amadori e CEU, realizou um evento em alusão ao Dia Internacional do Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho, que contou ainda com participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Denarc, CTG Carreteando a Saudade, Salute, SOS Vida Missão Vida Nova e União de Bairros, escolas, universidades, entre outras.

A programação teve início com carreata e corrida, em um percurso que saiu do CEU das Artes e do Esporte e seguiu até a Praça Presidente Vargas, onde havia diversas atrações que atravessaram a tarde. Entre elas, apresentação de danças, música e barracas, de diversas entidades, tratando sobre o assunto.

Conforme a  coordenadora do Cras, Luciana de Oliveira Copatti, esse é o primeiro evento do gênero, mas outros já estão sendo pensados. “As drogas são um problema de saúde pública, e em Pato Branco está como em todo o resto do Brasil, crescente e começando cada vez mais cedo. Temos casos de crianças com 8 anos de idade que já são dependentes”, informou.

Por isso, para Luciana, sensibilizar as pessoas sobre o uso de álcool e drogas é tão importante. “É preciso orientar, falar sem tabu, para que o problema seja prevenido, porque acreditamos que a prevenção seja o melhor caminho”, acredita.

A coordenadora do Cras informa ainda que quando os familiares suspeitarem do uso de drogas, ou se o usuário quiser ajuda para tratar o problema, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima. “É uma doença, e é necessário tratamento médico, com a utilização de remédios e apoio psicológico. Se a pessoa não souber que caminhos seguir, procure o Cras. Estamos preparados para oferecer orientação e ajuda”, finalizou.

Classificados