Pato Branco

Competição de protótipos off road será este fim de semana

(Foto: Divulgação)

Entre os dias 12 e 14 de outubro, acontecerá o 16ª Baja Regional – Etapa Sul, que será sediado pela primeira vez, em Pato Branco, pelo campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O programa é um desafio direcionado aos estudantes de engenharia, que possibilita colocar em prática os conhecimentos trabalhados em sala de aula. Nele, o aluno compreende um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, em todas as etapas, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.
O Baja SAE Brasil é realizado anualmente e dividido em competições regionais (Sul, Sudeste e Nordeste).
A 16ª edição, tem confirmada a presença de 21 equipes de instituições do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Onde o desafio será mostrar o melhor dos seus projetos, desenvolvidos com muita pesquisa e trabalho ao longo de uma temporada inteira.
Segundo Taislaine Lucas Costa, acadêmica de Engenharia Mecânica e membro da comissão interna de organização, “as equipes competirão em nível de engenharia em problemas reais, auxiliando umas às outras a crescerem.”

Defendendo o título
A Equipe Pato Baja, da UTFPR de Pato Branco, vai em casa defender o título, na verdade, a equipe é bicampeã nacional em prova de tração. 
Composta por 32 acadêmicos, orientados pelo professor do Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica (Daele), Ricardo Bernardi, a Pato Baja vai competir com o protótipo TF25, nome adotado especialmente em comemoração aos 25 anos da UTFPR.
Halan Borsatto, capitão da Pato Baja e acadêmico do sexto período de Engenharia Mecânica fala da expectativa em bem representar a Instituição. “A equipe chegará na competição com força e vontade de superar todos os obstáculos.”.

Programação
O Baja Sul inicia na sexta-feira (12), com as provas de segurança estática; avaliação de projeto dinâmico; segurança dinâmica; apresentação de negócios.
Já no sábado (13), acontecem as provas dinâmicas; apresentação de projeto técnico; finais de projeto e no domingo (14), acontecerá a prova de enduro, quando os protótipos vão para a pista.
O local para a prova de domingo, foi construído especialmente para essa prova e está localizado entre a UTFPR e o Gabbana Jardins. Esta prova é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia, sendo sugerida a entrega de 1kg de alimento não perecível. O acesso ao público pode ser feito via estacionamento do Gabbana Jardins.

Classificados