Região

Comitê de prevenção ao suicídio é criado em Francisco Beltrão

A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão criou o Comitê de Prevenção ao Suicídio.

A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão criou o Comitê de Prevenção ao Suicídio. O principal objetivo é gerenciar e direcionar ações de prevenção e posvenção, estabelecendo parcerias nos âmbitos público, particular e filantrópico.

Desde o final do ano passado a secretaria vem desenvolvendo uma série de ações com vistas a fortalecer as políticas de saúde mental no município. A criação do comitê busca realizar um trabalho de articulação desta rede, somando esforços, potencializando ações, promovendo o diálogo e o envolvimento de outros atores, além do desenvolvimento de parcerias.

Segundo a psicóloga da secretaria de Saúde, Marina Tibes, para agilizar o atendimento dos casos de tentativa de suicídio foi implantado sistema de notificação. “Logo após o atendimento, o Sistema de Vigilância em Saúde é acionado a fim de acolher e referenciar os pacientes aos serviços especializados mais indicados para cada caso, podendo ser:  CAPS II, CAPS AD, atendimento psicológico e psiquiátrico da rede municipal”, ressaltou.

Com esta reestruturação, foi observado que no primeiro semestre de 2018, comparado com o mesmo período de 2017, o número de suicídios reduziu em 35%. Visando reduzir ainda mais esses índices, a administração municipal está ampliando o quadro de psicólogos e mais quatro profissionais estão sendo contratados, para fortalecer a rede de atenção a saúde mental.

.

Classificados