Região

Começa a 41ª Feira Estadual de Bezerros em Palmas

Prefeito Kosmos, em seu pronunciamento na abertura do evento (Foto: Assessoria)

Teve início, na noite de quinta-feira (12), a 41ª Feira Estadual de Bezerros em Palmas, no Sudoeste do Paraná. O evento, que prossegue até domingo (15) no Parque de Exposições Luiz Fernando Abreu Ferreira (Pé Vermelho), incorpora a 1ª AgroPalmas e a 1ª Exposição Morfológica, com participação de mais de 100 cavalos crioulos. Na noite de sábado (14) e domingo à tarde acontecem dois leilões de bovinos.

A Feira Estadual de Bezerros retornou a Palmas em 2017, após seis anos, graças a retomada do Parque de Exposições, que estava interditado pelo Corpo de Bombeiros. “Revitalizar esta estrutura teria que ser o primeiro passo do nosso governo, já que, na situação que se encontrava, não permitia abrigar grandes eventos, incluindo a volta da ExpoPalmas, que vai ocorrer em setembro deste ano, após sete anos de interrupção”, disse o prefeito, Kosmos Nicolaou.

Reconhecimento

Na solenidade de abertura, Kosmos agradeceu a presença dos prefeitos de Clevelândia, Honório Serpa e Coronel Domingos Soares — Ademir Gheller, Luciano Dias e Dona Maria Antonieta, respectivamente. O ato contou ainda com presenças do vice-prefeito, Cesar Pacheco Baptista (Baitaka); do presidente da Câmara, Ezequiel da Silva; demais vereadores; e do deputado estadual Nereu Moura.

“Inicialmente, desejo externar nossos agradecimentos ao Núcleo Força Cara Branca e ao Núcleo Sul-Brasil de Criadores Bovinos da Raça Caracu, pela parceria na realização deste evento”, disse o prefeito. A realização da Feira, segundo ele, é muito importante, considerando o incentivo a novos negócios e debates, e, por mostrar aos moradores da área urbana, um pouco de como é o dia-a-dia do produtor rural, valorizando o trabalho realizado no campo.

“A Feira possibilita um excelente ponto encontro de produtores, o que poderá favorecer parcerias e trocas de experiências. Sendo ainda importante para a economia local, não apenas para Palmas, mas para toda região”, destacou Kosmos. Na avaliação dele, além da festa, o evento promove a integração entre municípios e produtores e ajuda a viabilizar uma cidade melhor.

A abertura da promoção, ainda segundo o prefeito, marcou o início das comemorações dos 139 anos de emancipação de Palmas, que serão completados neste sábado (14). Também deram as boas-vindas os presidentes dos núcleos de criadores de gado das raças Caracu e Cara Branca, Eurico Tibes Oro e Ademir Hoinaski Filho.

No palco

Logo após a solenidade, aconteceu a apresentação da Invernada Artística Mirim do CTG Campos de Palmas e teve a apresentação da primeira atração, o tradicionalista Paulinho Mocelin e banda. A noite de sexta (13) contou com a participação da conceituada dupla Altair & Alexandre, que já gravou uma série de hits desde a década de 1980.

A Exposição Morfológica prevê o julgamento de mais de 100 cavalos crioulos durante todo o sábado, com a final das categorias no domingo (15). A programação inclui ainda show com a dupla Yago & Santiago, no sábado à noite; e no domingo, a partir das 17h, uma participação da dupla Cesar Menotti & Fabiano, na gravação do “Minha cidade é Massa”.

O Parque de Diversões com brinquedos, montanha russa e roda gigante, tem feito a alegria de crianças e jovens. A gastronomia tem dado um show a partir na Feira de Bezerros. No Parque de Exposições é possível degustar dos tradicionais creeps, churros e maçã do amor, até pratos mais sofisticados como picanha na chapa, yakisoba e outros à base de maçã, trutas e carneiro.