Pato Branco

Com temática ‘menos é mais’, Feirão do Imposto tem Dia D no sábado

["Integrantes do NEJ lembram que atualmente no Brasil existem 80 tipos de impostos ",""]

Anualmente o Núcleo de Empreendedores Jovens (NEJ) da Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb), realiza ações do Feirão do Imposto no mês de maio.

A iniciativa segundo a presidente do núcleo Paloma Vanim Marcante segue o exemplo do feirão realizado pela primeira vez em Joiville em 2012 e que ganhou adeptos em todo o Brasil, sendo adotado pela Confederação dos Jovens Empresários (Conaje), na busca de mostrar à população a carga tributária inserida nas mercadorias consumidas.

Paloma pontua, que uma das conquistas de fato do feirão de 2012, foi o fato de que devido à pressão exercida, atualmente as notas fiscais constam o valor do imposto pago.

“É em razão disso [chamar a atenção para a alta carga tributária] que também realizamos o Feirão do Imposto aqui”, pontua Paloma, lembrando que o Dia D será no sábado (25), mas que as atividades iniciaram ainda nessa terça-feira (21), com debate com a coordenadora do Observatório Social do Brasil em Pato Branco (OSB-PB), Cristiane Canan.

Já nesta quinta-feira (23), o NEJ reedita o ‘Papo de Bar’, que está previsto para às 20h no Bodegueiro, tendo como debatedores, Solange Vinalski diretora financeira da Cantu Alimentos e Admir Silvestre do Grupo Bianchi. Na oportunidade será debatida “Por que o mercado precisa da Reforma Tributária”.

A coordenadora do Feirão do Imposto de 2019, Raquel Zakaluka afirma que a temática do ‘Papo de Bar’, deste ano se mostra bastante atual e que necessita ser amplamente explanada com a sociedade.

Outra forma de fazer a comunidade, e por consequência, os jovens contribuintes se inteirarem do assunto, é a ação do NEJ na Escola, que neste ano concilia a atividade do feirão com a programação mensal do projeto.

Assim, alunos de oitavos e nonos anos da Escola Rui Barbosa, poderão aprender um pouco mais sobre a carga tributária e o quanto ela incide no cotidiano das pessoas.

Dia D

Para o Dia D, o núcleo prepara panfletagem, entrega de cartilhas e conversas com a população na praça Presidente Vargas. As atividades do sábado (25) se iniciam às 9h e se estendem até às 12h.

“Este ano queremos mostrar a importância da Reforma Tributária, para o empreendedorismo”, diz Raquel lembrando que o tema desta edição é “menos é mais”, fazendo assim referência de que “menos burocracia, garante mais eficiência”.

Classificados