Região

Clevelândia abre teste seletivo para o programa Jovem Aprendiz

Os estudantes classificados atuarão em uma carga horária de 20h semanais (Foto: Divulgação)

Buscando o preenchimento e a complementação de vagas para contratação de aprendizes para formação em Auxiliar Administrativo, bem como criar oportunidade de ingresso dos adolescentes no mercado de trabalho, a Administração Municipal de Clevelândia abriu, recentemente, o edital de Teste Seletivo Público Simplificado Nº 031/2019.

Ao todo são 30 vagas disponíveis, sendo duas destinadas para candidatos com deficiência e três para afrodescendentes. Para participar, os interessados precisam atender alguns requisitos, como: ter idade entre 14 e menor de 24 anos; estar regularmente matriculado e frequentando os Ensinos Fundamental, Médio ou Superior.

Além disso, os candidatos precisam comprovar “renda familiar de até dois salários mínimos, mediante cópia do contrato de trabalho, constante da carteira de trabalho e previdência social – CTPS, folha de pagamento, ou declaração firmada pelos pais ou responsáveis”, informa o edital.

Os estudantes classificados atuarão com carga horária de 20h semanais. “O benefício oferecido será salário mínimo hora vigente, calculado considerando-se o total das horas trabalhadas, computadas às atividades teóricas, e também o repouso semanal remunerado e feriados”.

Outra informação que consta no edital é que o total de vagas destinada para cada cargo será provido conforme a oportunidade e conveniência da época, e atenderão os setores administrativos de toda a Prefeitura, mediante às condições estabelecidas no edital e na legislação municipal vigente. “O programa será desenvolvido em conjunto com órgão integrante do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), o qual será responsável pelos cursos de aprendizagem”, explica o edital.

Já as atribuições aos candidatos selecionados consistirão em deslocar documentos entre as áreas internas; receber e expedir documentos; arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos; verificar equipamentos/materiais, conforme o solicitado; manter arquivos ordenados e atualizados; atendimento telefônico, entre outros.

O programa terá duração de 18 meses consecutivos, com início no dia 11 de novembro deste ano e término no dia 5 de abril de 2021. O processo seletivo contará com prova objetiva, com 20 questões objetivas de múltipla escolha, sobre “Português”, “Matemática” e “Conhecimentos gerais e atualidades”.

Inscrições

As inscrições seguem até sexta-feira (13) e devem ser feitas junto à Secretaria de Assistência Social, na rua Crescêncio Martins, nº 1.060, no bairro Soledade. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar cópias dos documentos pessoais (RG, CPF e Certidão de Nascimento); comprovante de residência; declaração de matrícula atualizada; e uma foto 3X4. Também comprovação de renda familiar de até dois salários mínimos e a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, com a apresentação da folha resumo. O horário de atendimento da secretaria é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Classificados