Pato Branco

Cerca de 2 mil alunos da Rede Municipal brincarão gratuitamente no Parque de Diversões da Expopato

Iniciativa da Prefeitura acontece desde 2014 e visa oportunizar igualdade de condições aos alunos dos 4º e 5 anos, que podem brincar e se divertir
Feira segue até o domingo (Foto: Assessoria)

Na segunda-feira e nessa terça-feira (12 e 13) respectivamente alunos dos 4º e 5º anos da rede pública municipal, além de estudantes atendidos pela Fundabem e Apae, estiveram no Parque de Diversões da 18ª Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Pato Branco – Expopato 2018, para brincar de forma gratuita. A iniciativa é da Prefeitura e acontece desde 2014, viabilizando a gratuidade, o transporte escolar para o momento, bem como a oportunidade de lazer e confraternização às crianças.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, lembra que além da participação gratuita das crianças, na área de lazer, essa postura voltada à igualdade também contempla o show de abertura, que desde 2014 conta com entrada gratuita para as famílias. Neste ano, o show com Cesar Menotti & Fabiano, na noite de 09/11, contou com público recorde, 52 mil visitantes na primeira noite da Feira.

“No caso das crianças da rede pública municipal, é uma felicidade para os nossos alunos, dos 4º e 5º anos, que estão tendo a oportunidade de conhecer o Parque de Diversões e desfrutar dos brinquedos. É uma alegria para nós, pois isso representa oportunidade de condições, muito mais do que um momento de lazer, uma vez que as crianças têm a condição de brincar e se divertir e, independente da realidade de cada uma, nós estamos mostrando que, aqui, todas são iguais”, destaca Zucchi.

O aluno do 5º ano da Escola Municipal Gralha Azul, Elias Barbosa Caldeira, 11 anos, brincou pela primeira vez no Parque de Diversões da Feira. “É a primeira vez que eu brinco nos brinquedos da Expopato. Foi uma manhã bem especial, bem legal. Senti uma emoção grande, nunca vou esquecer”, contou.

Para a aluna do 5º ano da Escola Municipal do Bairro Planalto – CAIC, Maria Antonia Pitchini Oliveira, 10 anos, a oportunidade oferecida é uma condição muito especial. “Tem alguns colegas que não têm condições, ou não podem aproveitar tanto assim, então a escola deu a oportunidade, da gente vir aqui brincar de forma gratuita, quantas vezes quisermos e o melhor, brincar com os nossos amigos da escola. Está sendo muito incrível, nunca vamos esquecer esse dia”, disse.

No caso do aluno do 5º ano da Escola Municipal Santos Dumont, Manuel Alves Ribeiro Neto, 10 anos, a programação especial foi um momento único vivido juntamente com os colegas. “Eu já tinha vindo com minha família, mas vir com os colegas da escola é diferente, temos mais liberdade e podemos nos divertir ainda mais. Quando a professora contou que viríamos para o Parque de Diversões da Feira, foi muita felicidade para nós”, falou.

Já a aluna do 5º ano da Escola Municipal Jardim Primavera, Diandra Rafaelly Donatti Bazi, 10 anos, estava emocionada, pois no próximo ano ela e os colegas seguirão para o 6º ano, uma nova fase das suas vidas. “Vir com os colegas e poder brincar nos brinquedos é muito legal, estamos muito animados. Por saber que estamos nos despedindo do 5º ano, o coração está acelerado de emoção. Hoje, é como se fosse o nosso encerramento, nossa despedida da rede municipal, e estamos muito felizes”, destacou.

A professora da Escola Municipal Jardim Primavera, Marinês Albani, leciona há 29 anos na rede pública municipal e enalteceu a iniciativa. “É um momento muito interessante, pois essa atitude de trazer todos, oportuniza que todos participem, independente de ter condições de custear o ingresso ou não, assim toda a turma pode vir. As crianças ficam muito felizes e aprendem sobre igualdade”, avaliou.

Classificados