Região

Centro Social Marista Itapejara realiza Fórum de Educação e Direitos Humanos

O Centro Social Marista Itapejara realiza, entre os dias 15 e 17, o 2º Fórum de Educação e Direitos Humanos de Itapejara, que discute questões importantes ligadas ao tema.

Em parceria com a Prefeitura de Itapejara D’Oeste e a Faculdade de Pato Branco (Fadep), o fórum tem como tema “Multiculturalidade: diálogos possíveis” e é ministrado por profissionais, como o professor Glaucio Mota, coordenador do Conviver Marista, na Rede Marista de Solidariedade; Eucléia Gonçalves dos Santos, professora do curso de Pedagogia da Fadep; e Julia Dambrós Marçal, professora do curso de Direito da Fadep, que dialogam sobre o processo histórico, o processo legal e a aplicação no currículo dos Direitos Humanos.

O evento é gratuito as inscrições podem ser feitas no site bit.ly/InscricoesForum; lembrando que os participantes receberão um certificado. A abertura ocorreu na noite de terça-feira (15), na Fadep. Já os dois outros dias de evento serão sediados pelo Centro Social Marista, situado na rua Marcelino Champagnat, 308, em Itapejara D’Oeste.

“No ano passado tivemos a ampla participação das famílias, de acadêmicos e da comunidade educativa no Fórum. Para 2018, quisemos ampliar nosso público. Por isso, fizemos a abertura do fórum na Fadep”, contou Lucas De Francesco, diretor do Centro Social Marista Itapejara. Ele acrescentou que a ideia é dialogar com a academia sobre as práticas da garantia e defesa dos Direitos Humanos.

O 2º Fórum de Educação e Direitos Humanos acontece em meio às comemorações realizadas em 2018 por ocasião dos 50 anos da presença Marista em Itapejara. Um dos objetivos é justamente ressaltar a importância dessa relação com a cidade. Para o Irmão Leandro Cimadon, diretor institucional do Centro Social e coordenador do Programa Vida Feliz, um dos principais meios de alcançar este objetivo é trazer o debate para dentro da educação. “Nós acreditamos que os direitos foram se consolidando através de lutas e políticas direcionadas. Não basta garantirmos a dignidade humana das pessoas somente no papel, é preciso que a sociedade se organize e se mobilize”, disse.

Em abril, um Memorial foi inaugurado na cidade com pesquisa histórica que aprofunda e detalha as influências dos Irmãos Maristas na cidade; houve o lançamento do documentário “Retratos de uma Missão”, que conta a caminhada dos irmãos junto à comunidade nos últimos anos. Já no mês de junho, o Centro Social será homenageado em Sessão Solene da Câmara dos Vereadores e, logo após, uma praça receberá o nome de ‘São Marcelino Champagnat’, e contará também com a inauguração de uma imagem do fundador da Missão Marista que terá dois metros de altura.

 


 

Serviço – Centro Social Marista Itapejara comemora 50 anos da presença Marista na cidade

- 2º Fórum de Educação e Direitos Humanos Itapejara: dias 16 e 17/05, às 20h, no Centro Social Marista Itapejara

- Sessão Solene e Inauguração da Praça São Marcelino Champagnat: dia 5 de junho, às 19h, na Câmara dos Vereadores de Itapejara D’Oeste

- Visitas ao Memorial Marista em Itapejara: aberto para visitas todas as sextas-feiras. Horário: das 13h às 17h. Local: Centro Social Marista Itapejara. Interessados devem agendar pelo telefone (46) 3526-1387.

Classificados