Pato Branco

Católicos comemoram dia de Nossa Senhora Aparecida

O Ano Mariano foi concedido pelo Papa Francisco, dedicado à devoção e homenagem a Nossa Senhora Aparecida (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (12) os católicos comemoram o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, um dos títulos dados à mãe de Jesus, considerada a padroeira do Brasil. A imagem da santa foi encontrada no ano de 1717, por pescadores no rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo.

Já nesta quarta-feira (11) encerra-se o chamado “Ano Mariano”, que teve início em 12 de outubro de 2016 e finda no dia de hoje (11). O Ano Mariano foi concedido pelo Papa Francisco a pedido da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dedicado à devoção e às comemorações em homenagem a Nossa Senhora Aparecida por todo o Brasil. O ano de 2017 é um ano especial para toda a comunidade católica, pois também é o ano em que se comemora os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com o Papa Francisco, o Ano Mariano foi uma oportunidade de entrega a Virgem Santíssima, e de comemorar um ano de muitas penitências, orações e sacrifícios a Nossa Senhora.

Existe no Brasil um local construído em homenagem à padroeira, que se tornou em um dos maiores pontos turísticos católicos do país. Trata-se da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida – um templo religioso localizado na cidade de Aparecida (SP).

O Santuário é o maior centro de evangelização católica do Brasil, que acolhe quase 12 milhões de peregrinos por ano, e oferece aos devotos uma área superior a 1,3 milhão de metros quadrados, com quase 143 mil m² de área construída. A área específica da Basílica de Aparecida compreende quase 72 mil m², e a torre principal mede mais de 100 metros de altura.

Pato Branco

Em Pato Branco haverá programação especial em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Na Paróquia Cristo Rei, por exemplo, será realizada uma procissão às 9h, desta quinta-feira (12), que sairá da frente da igreja matriz e seguirá até a capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Novo Horizonte, onde será celebrada uma missa especial em homenagem à santa.

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Jardim Primavera, a missa em honra a santa Aparecida acontece às 19h30 desta quarta-feira (11), quando será feita a coroação de Nossa Senhora.

Na Paróquia São Pedro Apóstolo haverá três missas em homenagem a Aparecida, na quinta-feira (12). Os fiéis poderão escolher entre os horários das 8h, 13h30 e 19h, pois todas serão celebradas na matriz.

A história

Segundo os católicos, a virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.

Foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil, em 16 de julho de 1930, pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.