Região

Casamento Comunitário realiza sonhos em Coronel Vivida

O “Dia do Sim” ocorreu na quarta-feira (7) na Assocelvi (Foto: Assessoria)

A parceria entre a Administração Municipal, o Cartório de Registro Civil e o Instituto de Registros Pessoais de Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen) realizou o Casamento Comunitário, em Coronel Vivida, para 49 casais.

O chamado “Dia do Sim”, ocorreu na quarta-feira (7), na Associação dos Servidores Vividenses (Assocelvi). Além da economia, o principal benefício para a maioria dos casais era a realização pessoal.

A diretora do Departamento de Promoção Humana, Carmen Fraron, comentou que “nós proporcionamos o espaço e a decoração com muito carinho. Sabemos que é um momento especial, então incrementamos o máximo possível e desejamos que esse seja mais um passo rumo à felicidade de cada uma dessas famílias”.

A vice-presidente do Irpen, Elisabete Regina Vedovatto, disse que são “Quarenta e nove novas famílias com documentação legalizada e que manifestaram publicamente o desejo de manter-se nessa união e não passar mais por àquelas situações de utilizar outras definições, como, por exemplo, ‘amasiado’”.

Cleusa Pimentel Vieira, oficial do Cartório de Registro Civil de Coronel Vivida, falou que eventos como esse só alcançam o objetivo com a união de esforços. “É trabalhoso, demanda muito tempo, e só foi possível estarmos aqui hoje com essa quantidade de casais pela parceria com a Administração Municipal, em especial com as profissionais do Cras, que se empenharam bastante”.

Cleusa também falou da economia que a ação gera às famílias. “Individualmente, eles gastariam em torno de R$ 500, sem contar os custos adicionais que podem surgir em cada caso, além do tempo que, por muitas vezes, trazem grande custo para eles. E, por isso, a regularização fica em segundo plano”.

Deisi Maciel de Oliveira Siqueira casou-se com Edemar Siqueira, após alguns anos de união, e está feliz por essa realização. “Um momento muito especial para nós. Após sete anos juntos e já com o nosso filho, conseguimos oficializar o casamento e praticamente não tivemos gastos”.

Vilmar Dias, agora marido de Cecília Gonçalves Dias, afirmou que é uma sensação de alívio e alegria. “Nossa, é o dia mais feliz para mim, é a coisa mais triste falar ‘amasiado’. Agora a gente pode dizer ‘casados’ e andar de cabeça erguida. Só temos a agradecer a todos que ajudaram”.

Classificados