Pato Branco

Bacia de Contenção somente será retomada após obra no Centro

["Munic\u00edpio pretende pagar at\u00e9 o final do m\u00eas segunda parcela, a empresa vencedora da licita\u00e7\u00e3o de 2016"] (Foto: Helmuth Kühl)

No fim de 2018, o município de Pato Branco anunciou a retomada, — com recursos próprios —, das obras da Bacia de Contenção do Bonato. Pouco tempo depois, as obras foram interrompidas e neste ano, o Executivo pediu ao Legislativo, crédito especial para o pagamento da empresa que executou a obra, anteriormente a primeira paralisação, o valor supera R$ 1,4 milhão.

Com a aprovação do Legislativo, o Município efetuou o primeiro pagamento do valor devido à empresa [cerca de 10 dias], e segundo o prefeito Augustinho Zucchi, “a intenção é fazermos o segundo pagamento até o final do mês”.

Ele também pontuou que, assim que conseguir resolver as situações mais urgentes, mencionando como uma das prioridades, o rompimento da tubulação na rua Itabira, no trecho entre a avenida Tupi e a rua Tocantins, “vamos voltar a trabalhar na bacia [Bacia de Contenção do Bonato].”

Ainda de acordo com o prefeito, o andamento da obra na Itabira, e posteriormente no Bonato, vai demandar muito do fator tempo, ao se referir a condição climática.

A obra

A Bacia de Contenção do Bonato foi anunciada em fevereiro de 2016, após ter sido registrado no município uma precipitação pluviométrica de 100 milímetros, em questão de uma hora.

O grande volume de chuva, ocasionou diversos pontos de alagamento e a região dos bairros Bonatto e Baixada Industrial foi bastante afetada.

Na época, o investimento foi anunciado em R$ 9 milhões, com recursos dos governos federal e municipal. A obra deveria ter 54.700 metros quadros de área e capacidade de armazenamento de 267,6 milhões de litros de água.

Após ter sido interrompida, em 3 de dezembro de 2018, o município retomou a execução da obra, sendo que era previsto que a mesma ficasse pronta de seis a oito meses.

Classificados