Pato Branco

Técnicos da FAB concluem etapa de mapeamento em Pato Branco

Equipe deixou Pato Branco em aeronave que será usada para realizar mapeamentos para carta de aproximação no aeroporto
["Aeronave no aeroporto de Pato Branco"] (Foto: Reprodução Whats App)

Aterrissou no último sábado (22) em Pato Branco, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que é utilizada para realizar mapeamentos para a elaboração da carta de aproximação em aeroportos. De acordo com Osmar Braun Sobrinho, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, o avião foi utilizado para o retorno dos técnicos da aeronáutica, que estiveram em Pato Branco na última semana coletando dados.

Braun adiantou que a aeronave deve retornar a Pato Branco para uma nova fase do processo de mapeamento, porém, em data ainda não confirmada. 

Segundo informações do site da FAB, a aeronave realiza várias aproximações e arremetidas para realizar as aferições, que serão utilizadas na elaboração da carta de aproximação

A aeronave, um Legacy 500, integra o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), e segundo o site da aeronáutica, faz parte de um projeto que "permite que Brasil realize, com autonomia, homologação de procedimento de aproximação em aeroportos".

Também não há ainda um prazo para a conclusão da carta, mas Braun comentou que o município recebeu a garantia de que o processo será concluído este ano. “A expectativa é de que tenhamos o primeiro voo na segunda quinzena de novembro, ou na primeira de dezembro”, completou.

Iluminação
Recentemente, circularam nas redes sociais imagens aéreas noturnas do aeroporto de Pato Branco, que destacam a iluminação da pista. Braun comentou que na última revisão feita pela prefeitura na área, 16 lâmpadas foram substituídas. Ainda segundo o secretário, a posição das lâmpadas foi modificada temporariamente, saindo das laterais e sendo recolocadas sobre a pista.

A disposição deve permanecer até a chegada de novas lâmpadas, já licitadas pelo município. Com isso, a iluminação deverá voltar para as laterais.
 

Classificados