Pato Branco

Técnicos da FAB concluem etapa de mapeamento em Pato Branco

Equipe deixou Pato Branco em aeronave que será usada para realizar mapeamentos para carta de aproximação no aeroporto
Aeronave no aeroporto de Pato Branco (Foto: Reprodução Whats App)

Aterrissou no último sábado (22) em Pato Branco, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que é utilizada para realizar mapeamentos para a elaboração da carta de aproximação em aeroportos. De acordo com Osmar Braun Sobrinho, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, o avião foi utilizado para o retorno dos técnicos da aeronáutica, que estiveram em Pato Branco na última semana coletando dados.

Braun adiantou que a aeronave deve retornar a Pato Branco para uma nova fase do processo de mapeamento, porém, em data ainda não confirmada. 

Segundo informações do site da FAB, a aeronave realiza várias aproximações e arremetidas para realizar as aferições, que serão utilizadas na elaboração da carta de aproximação

A aeronave, um Legacy 500, integra o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), e segundo o site da aeronáutica, faz parte de um projeto que "permite que Brasil realize, com autonomia, homologação de procedimento de aproximação em aeroportos".

Também não há ainda um prazo para a conclusão da carta, mas Braun comentou que o município recebeu a garantia de que o processo será concluído este ano. “A expectativa é de que tenhamos o primeiro voo na segunda quinzena de novembro, ou na primeira de dezembro”, completou.

Iluminação
Recentemente, circularam nas redes sociais imagens aéreas noturnas do aeroporto de Pato Branco, que destacam a iluminação da pista. Braun comentou que na última revisão feita pela prefeitura na área, 16 lâmpadas foram substituídas. Ainda segundo o secretário, a posição das lâmpadas foi modificada temporariamente, saindo das laterais e sendo recolocadas sobre a pista.

A disposição deve permanecer até a chegada de novas lâmpadas, já licitadas pelo município. Com isso, a iluminação deverá voltar para as laterais.
 

Classificados