Eleições 2016

Álvaro Scolaro é o prefeito eleito mais jovem do Sudoeste

 

Divulgação

As eleições desse domingo (2) já definiu 5.506 prefeitos em todo o Brasil. Deste total, apenas 25 eleitos têm até 25 anos segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), já a maioria dos futuros prefeitos tem entre 46 e 65 anos, 3.063 eleitos.

 

Aos 31 anos, Álvaro Dênis Ceni Scolaro (PMDB) prefeito eleito de Chopinzinho é o mais novo futuro administrador no Sudoeste, mais jovem.

Assim como ele, 2.057 eleitos no domingo têm entre 26 e 45 anos. Outro caso de prefeito jovem no Sudoeste é Maikon Parzianello, eleito aos 34 anos para administrar Enéas Marques.

Scolaro juntamente com Vanderlei Verdi (PSL) obtiveram 6.802 votos (53,72%) pela coligação “Um novo tempo”, unindo PMDB, PSL, PTN, PV, PSC, DEM, PRTB e PPS.

A eleição de 2016 foi a primeira que Scolaro disputou, contudo, o jovem prefeito revelou ao Diário do Sudoeste nunca ter exercido nenhuma função pública antes, tão pouco, envolvimento com uma legenda política. “Minha filiação aconteceu nos últimos dias possíveis pela legislação”, comenta o futuro prefeito que se define como um “marinheiro de primeira viagem”.

Mesmo não tendo um histórico político, Scolaro é filho do ex-vereador e ex-prefeito Albino Scolaro (1983-1989). Ele destaca a importância renovação política e de harmonia e paz para o município de Chopinzinho. “Queremos recuperar a imagem do nosso município perante a região e o Estado”, pontuou.

A falta de experiência da gestão pública, Scolaro afirma querer suprir com o que define como uma necessidade do Estado e do país, onde a administração pública seja profissional e técnica e menos política.

“Quando se pensa em fazer carreira política, as ações acabam sendo mais eleitoreiras e menos voltada a comunidade”,  disse o futuro prefeito de Chopinzinho fazendo referência em administrar o Município como a uma empresa.

 

O mais novo do Estado

O prefeito eleito mais novo no Paraná é Rafael Brito do Prado – Rafael “Bolacha” (PMDB).

Aos 29 anos, ele obteve 3.886 votos, dos 8.338 eleitores que compareceram as seções de votação em Moreira Sales, no oeste do Estado.

Pela coligação “O progresso continua”, ele uniu em torno de seu nome o PP, PT, PMDB, PPS, DEM, PSB e PSDB.

“Bolacha” concorreu com Hugo Berti de 57 anos, que teve sua candidatura indeferida com recurso.

Segundo dados do TSE, 2.057 dos eleitos têm entre 26 e 45 anos, enquanto que 361 possuem mais de 65 anos.

 

* Atualizada em 5 de outubro às 11h.

Classificados