Pato Branco

Alunos da Rede Municipal de Pato Branco são premiados em concurso

Os alunos das escolas Juvenal Cardoso e Vila Verde estiveram em Foz do Iguaçu e receberam a premiação na sexta-feira (5)

Alunos das escolas municipal Juvenal Cardoso e Vila Verde estiveram visitando os estúdios da RPC TV de Foz do Iguaçu na sexta-feira (5). As escolas tiveram alunos premiados no Concurso Cultural Televisando 2018, que este ano comemorou 10 anos e teve o tema: “Ética”.

Mauricio Leonarchik Franco, 11 anos, do 5º ano da Vila Verde, recebeu o primeiro lugar na categoria História em Quadrinho e Mirian Ketlyn Vieira, 9 anos, do 3º ano da Juvenal Cardoso, recebeu o primeiro lugar na categoria Ilustração. Ambos receberam certificado de participação, troféu e um tablet, que também foram entregues para as professoras regentes de cada turma.

A intenção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ao promover a viagem, foi valorizar a participação dos alunos no concurso, já que toda a turma produziu histórias em quadrinhos, embora tenha sido premiado apenas um dos alunos e, também, oferecer uma atividade diferenciada para a despedida da turma, que no próximo ano não mais fará parte da Rede Municipal de Educação.

A secretária de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, falou sobre essa conquista. “Este é um momento de resultados na Rede Municipal, com vários alunos, de diversas escolas, sendo premiados por destaques na produção de conhecimento, seja na produção escrita, nas ciências e nas artes, o que significa que houve um trabalho anterior, com a mediação dos professores e equipe pedagógica e administrativa de cada escola”, disse Heloí.

Sobre a viagem, ela acredita que a experiência possibilita vivências significativas para as crianças. “Oportunizar a viagem à turma do quinto ano da Escola Municipal Vila Verde, atende a um objetivo da Secretaria de Educação de Pato Branco: estender os horizontes de percepção das crianças, ampliando os limites da sala de aula, para muito além do perímetro do município, para que as crianças sonhem com novas perspectivas de projetos de vida, estudem e se dediquem sempre mais”, ressaltou a professora.

A gerente geral da RPC Foz do Iguaçu, Caroline Carvalho Bueno, disse ter ficado emocionada em receber os alunos nos estúdios. “O Televisando premia trabalhos e iniciativas que já existem, enaltecendo boas práticas em todas as escolas do Paraná, mostrando o cuidado que há com o desenvolvimento das crianças. Logo, ver esse reconhecimento fazendo a diferença na escola é sempre muito bom. A RPC é a casa dos paranaenses e está sempre de portas abertas para receber os bons trabalhos desenvolvidos”, disse Caroline.

conta qual foi a inspiração para a construção da história em quadrinho. “Tem uma frase que minha mãe sempre fala: gentileza gera gentileza. Foi nela que eu me baseei para fazer a história e fiquei feliz de ganhar e poder vir ao passeio, principalmente da visita ao zoológico, pois quero ser biólogo”, explicou.

Mirian disse que ficou muito feliz ao saber que havia conquistado o primeiro lugar. “No meu desenho havia duas realidades, um onde havia tudo de ruim e outra onde havia tudo de bom, neste, havia a palavra “ética”. Fiquei contente em ganhar porque além da viagem, que foi muito divertida, ainda consegui um tablet, que eu não tinha, mas queria muito”, comemorou.

A mãe de Mirian, Silvana Vieira, conta que a filha é muito estudiosa, mas que o prêmio foi uma surpresa. “Não esperávamos e senti muito orgulho dela porque ela é muito dedicada e merece. Também foi ótimo participar da viagem, que é algo que foge da nossa rotina”, disse Silvana.

Classificados