Pato Branco

Agricultores conhecem trabalhos do curso de Agronomia

A iniciativa, tem como objetivo estabelecer a aproximação dos agricultores com a universidade, e com outros produtores, que já dispõem de inovações tecnológicas em suas propriedades.
Projeto aproximou agricultores da universidade (Foto: DIvulgação)

Agricultores da comunidade de São Roque, município de Panchita, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria de Agricultura estiveram na segunda-feira (9) no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Pato Branco, participando da ação de extensão “Dia do Agricultor no Campus”, promovida pela disciplina de Planejamento Integrado, envolvendo os cursos de Agronomia e Química.

A iniciativa, tem como objetivo estabelecer a aproximação dos agricultores com a universidade, e com outros produtores, que já dispõem de inovações tecnológicas em suas propriedades.

Entre as ações desenvolvidas, uma programação técnica, focada em temas relacionados aos projetos que os alunos desenvolveram com as famílias como; agroindústria de queijo, salame, planejamento forrageiro, conservação da qualidade da água e rotação de cultura.

O grupo realizou ainda visita ao polo de Pato Branco do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), onde participaram de palestra sobre a qualidade da produção de leite. Também no Iapar foi debatido a cobertura de solo, com espécies forrageiras e a rotação de cultura.

Na parte da tarde, o grupo visitou propriedades consideradas “vitrines”. Em Itapejara D’Oeste, a visita foi na agroindústria de queijo colonial da família Martinazo, onde foi debatido a certificação pelo Sistema de Inspeção Sanitária Municipal (SIM). A mesma certificação foi debatida na agroindústria de salame colonial da família Burile, em Pato Branco.

Segundo a UTFPR, desde 2007, 160 famílias participam de ações similares de aproximação universidade e comunidade, contudo, esta foi a primeira vez que os agricultores estiveram na universidade.

Projeto aproximou agricultores da universidade / Crédito: Divulgação
Classificados