Saúde

5 Benefícios da bergamota

Inverno tem cheiro de bergamota, não é mesmo?

Aproveitar os frutos de época é uma das melhores formas de variar as refeições diárias e continuar com hábitos alimentares saudáveis. Os meses entre junho e setembro, por exemplo, corresponde à temporada da bergamota (tangerina, mexerica), portanto ela pode ser facilmente encontrada em mercados, hortifrutis e feiras livres por preços baixos.

De acordo com a nutricionista Cyntia Maureen, além de ser saborosa, aromática e de consumo prático, a tangerina traz muitos benefícios para o bom funcionamento do organismo. Confira abaixo os principais:

 

Sistema imunológico

A fruta é rica em vitamina C, importante nutriente para aumentar a imunidade, combatendo doenças infecciosas como resfriados e gripes. “Esta vitamina ainda ajuda a elevar a absorção do ferro no processo digestivo, o que auxilia na prevenção de anemia”, afirma.

 

Ação antioxidante

As propriedades antioxidantes do fruto podem controlar o aumento do colesterol -- malefício conhecido por causar doenças cardiovasculares, como o AVC --, além de prevenir câncer e o envelhecimento das células. Ou seja, ajuda a diminuir o aparecimento de rugas e a manter um aspecto saudável da pele.

 

Fonte de energia

A tangerina pode ser ainda uma excelente fonte de energia devido a presença de carboidratos e as suas propriedades cítricas. “Assim como a maioria dos alimentos com essas características, a fruta dá mais ânimo ao organismo, e, por consequência, disposição ao corpo para exercer as atividades diárias”, pontua a nutricionista.

 

Digestão

A presença das fibras, substâncias antioxidantes e da vitamina A contribuem também para acelerar o metabolismo, melhorando o processo digestivo e intestinal. Com isso, a bergamota também atua como agente de desintoxicação do organismo e queima de gorduras localizadas. “É por esse motivo que a fruta é combinada com outros alimentos nos populares sucos detox, potencializando a limpeza do organismo aliada aos demais benefícios para a saúde”, explica.

 

Ossos e músculos

A bergamota ainda é composta por sais minerais como cálcio, fósforo e potássio, responsáveis por fortalecerem os ossos e músculos. “Para as pessoas que praticam musculação, a tangerina pode ser uma ótima opção a ser inclusa no cardápio durante esta época exatamente para ajudar no fortalecimento muscular”, finaliza.

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