Segurança

3º BPM homenageia o coronel Sarmento

["Momento da contin\u00eancia a imagem do coronel Sarmento"] (Foto: Helmuth Kühl)

O patrono da Polícia Militar do Paraná, coronel Joaquim Antônio Sarmento (1882-1934) foi homenageado, na manhã de segunda-feira (20), em todo o Estado. Em Pato Branco, a solenidade foi realizada no 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM) e contou com a presença de policiais militares, rodoviários estaduais e bombeiros, além de representantes do Samu, OAB, 5ª Ciretran, Legislativo e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O comandante da tropa, tenente Allan de Souza Mori, pediu permissão ao capitão Vicente Carvalho Júnior, comandante interino do 3º BPM, para dar início a solenidade. Em seguida, houve a execução do Hino Nacional, leitura da Ordem do Dia do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, e a continência a imagem do coronel Sarmento.

Em seu pronunciamento, o capitão Vicente agradeceu todos os participantes da solenidade e afirmou que o coronel Sarmento, natural do Ceará, chegou ao Paraná e se dedicou a segurança pública do Estado, comandando ações como a Campanha do Contestado. “Naquela época, o combate era diferente, contra jagunços e posseiros e o coronel Sarmento esteve à frente das ações como herói. Hoje os policiais militares enfrentam de ladrões oportunistas até assaltantes de banco e são heróis todos os dias”, completou.

Coronel Sarmento

O coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual teve o olho ferido.

Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”.

Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

Classificados