Nelson da Luz Junior
Caramurú e Julião se apresentam neste sábado em Pato Branco
Repertório contará com tradição, rock e psicodelia (Foto: Jean Bilhan)
A dupla de forró pernambucana Caramuru e Julião se apresentam neste sábado a noite (19) no Avenida Bombar, em Pato Branco. Natural de Pernambuco, a dupla deve apresentar músicas de seu primeiro álbum, “O Povo Dança”, que deve ser lançado em 24 de junho, dia de São João. O primeiro single, chamado “Nossa Vez”, já está disponível para audição na internet. Na sexta (18), eles tocam no Formosa Pub, em Francisco Beltrão.
Além do repertório próprio, o show também deve contar com clássicos da música nordestina, como Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Zé Ramalho. Esta será a segunda vez que pelo menos Julião se apresentará na cidade. Em dezembro passado, o músico tocou ao lado de Tagore e de um combo regional que inclui Alexandre Pagliosa e Bruno Corona, da banda The Bulho.
Tagore é um dos nomes mais prestigiados artistas da atual cena alternativa nacional, tendo feito parte da lista de artistas brasileiros que se apresentaram este ano no festival South by Southwest (SXSW), realizado nos Estados Unido, um dos mais importantes festivais de música do mundo. Tanto Julião quanto Caramurú tocam com frequência com Tagore, e estavam na formação do show do artista no último Lollapalooza.
Julião, que toca viola caipira, e Caramurú, que cuida da zabumba, criaram o projeto de forró enquanto circulavam pelo Sudeste e pelo Sul com Tagore, O objetivo da dupla é resgatar os sons nordestinos. Desde 2011, Julião também mantém um outro projeto, o Feiticeiro Julião, mais instrumental. O músico afirma que ambos foram educados na escola do rock n´roll, mas sempre conviveram com a cultura popular e a música nordestina. “Gostamos bastante da fusão que Alceu Valença e outros fizeram nos anos 70 misturando as violas com guitarra e elementos do rock”, diz Julião, citando um dos grandes nomes da psicodelia pernambucana da época. Psicodelia, aliás, que deve dar as caras no show deste sábado.
 
Conexão regional
Em dezembro passado, Julião e Tagore desembarcaram em Pato Branco a convite de Alexandre Pagliosa. Os músicos estavam circulando pela região Sul, e foram convidados para passar o natal no Sudoeste, o que acabou rendendo um show com a participação de Alexandre no baixo – se a memória do repórter não falha – e Bruno na bateria. Desta vez, o show não deve contar com músicos de Pato Branco.
Bruno Corona é o atual baterista das bandas Falcatrue, Sabotagem e The Bulho, que inclusive deve lançar um álbum em breve. Mas suas andanças pela cena local começaram nos anos 1990, quando tocou na banda Planeta Rock. De 2004 a 2006 o músico integrou projetos em Florianópolis, como a banda DozePorOito, cover de Janis Joplin, e o grupo autoral Eletrolíticos.