Pato Branco

Rotary Club de Pato Branco – Amizade empresta cadeiras de rodas

Paloma Stedile

10/01/2017 às 00:00 - Atualizado em 10/01/2017 às 00:00

 

Divulgação

 

Há sete anos, o Rotary Club de Pato Branco – Amizade criou o projeto “Banco de Cadeiras de Rodas”, que visa emprestar o equipamento às pessoas que necessitem temporariamente para a sua recuperação. Tudo começou em 2010, quando um membro do clube teve a ideia, escreveu o projeto e foi aprovado dentro do clube.

“Assim que foi aprovado, por meio dos fundos que angariamos em eventos — como os almoços do ‘Leitão Light’, realizados anualmente —, iniciamos o banco de cadeiras de rodas”, explica Enio José Spinello, rotariano e um dos responsáveis pelos projetos da comunidade, realizados pelo Rotary Club de Pato Branco – Amizade.

Além das aquisições feitas pelo clube, por meio dos eventos, o projeto também aceita doações de cadeiras de roda, cadeiras de banho e muletas. “Recebemos doações tanto de equipamentos novos, como também usados, que estejam em bom estado”, informou Spinello, acrescentando que as doações podem ser feitas com ele, por meio do telefone (46) 99972-0005.

Projeto

Hoje, o projeto conta com 16 cadeiras de roda, uma cadeira de banho, além de um par de muletas. Nestes sete anos de sua implantação, já foram atendidas 68 pessoas, sendo 67 de Pato Branco e uma de Bom Sucesso do Sul. Somente em 2016, foram 22 pessoas beneficiadas com a iniciativa.

De acordo com Spinello, o projeto consiste, a princípio, em emprestar os equipamentos por 60 dias. Contudo, esse período pode ser prorrogado por mais 30 dias, conforme a necessidade do usuário.

“Logo após a sua utilização, o equipamento emprestado é devolvido ao Rotary Club, onde é identificado um novo solicitante e realizado um novo empréstimo desse mesmo equipamento”, acrescentou Fábio Brignol de Moraes, secretário executivo da Comissão de Imagem Pública.

 

Empréstimo

Qualquer pessoa, tanto de Pato Branco, como de outros municípios da região, podem utilizar desse benefício. De acordo com Spinello, os equipamentos são procurados, sobretudo, para auxiliar na recuperação de vítimas de acidentes ou de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

“Para emprestar a cadeira, qualquer pessoa pode entrar em contato conosco, independente da classe social. Não há regras quanto a isso. Única coisa que pedimos é que o interessado entre em contato conosco também pelo celular (46) 99972-0005, e posteriormente nos apresente sua documentação (RG, CPF, telefone para contato e comprovante de residência), bem como nos informe quem nos indicou para o empréstimo”, lembrou.

Spinello acrescentou que hoje estão disponíveis quatro cadeiras. “Temos recebido declarações muito importantes — tanto de pessoas sem condições de comprar, que são bem atendidas e ficam muito gratas por isso —, como também de quem tem condições de comprar, mas opta por não adquirir, por ser uma utilização temporária. Isso nos deixa bastante satisfeitos e com a sensação de dever cumprido como clube”.

Publicidade
Loterias

MEGA SENA

Concurso 1906 23/02/2017
  • 27
  • 40
  • 33
  • 6
  • 39
  • 60
Publicidade
Publicidade
Publicidade