Brasil

Vendas do comércio voltam a cair em outubro no PR

As vendas do comércio do Paraná fecharam com queda de 4,15% no mês de outubro. O dado refere-se ao acumulado do ano (a soma das vendas de janeiro a outubro de 2016, comparada à soma das vendas de janeiro a outubro de 2015). As informações são da Pesquisa Conjuntural do Comércio, realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Comparadas às de setembro, as vendas em outubro cresceram 3,48%. Na comparação com o mesmo mês de 2015 houve queda de 6,25%.

As maiores vendas do varejo do Paraná no período janeiro-outubro estão registradas nos ramos de supermercados e farmácias, que cresceram, respectivamente, 3,33% e 0,8%. Todos os demais setores apresentam desempenho negativo nesse período.

As regiões do Estado também acumulam resultados negativos. Atrás apenas do Litoral, Curitiba tem a segunda baixa mais expressiva (-5,68%), motivada pelo desempenho negativo dos diversos setores, em especial das lojas de departamento. Esse setor, que comercializa produtos de maior valor agregado, finalizou outubro com queda de 24% na capital. Nas outras regiões, a queda vai de 10 a 20%.