Cultura

João Triska apresenta novo trabalho em Pato Branco

Músico faz show com repertório do álbum Iguassul, que evidencia os ritmos do Paraná e América do Sul
O músico João Triska. Canções inspiradas na América do Sul

O cantor e compositor curitibano João Triska volta a se apresentar em Pato Branco neste sábado (17), em show gratuito no Teatro Sesi, a partir das 19h. Triska está divulgando o repertório de seu segundo álbum solo, Iguassul, lançado no ano passado, que segue a linha pop folclórica de seu trabalho de estreia, Nos braços dos pinheirais, de 2015.

Com cerca de seis anos de estrada, o músico se dedica a criar melodias e letras inspiradas nos ritmos latino-americanos e também nos sons e na cultura do Paraná. Ele conta que o caminho foi trilhado a partir da percepção de uma carência de artistas recentes que representassem musicalmente as raízes do estado.

Muito da identidade paranaense está em Iguassul, como na faixa “Chima”, um reggae sobre o chimarrão, “Peabiru” e a faixa título, que valorizam as raízes indígenas, e “Guartelá”, composta durante uma visita do músico ao famoso cânion localizado na região dos Campos Gerais. Segundo Triska, a melodia surgiu após a visita de uma fenda no cânion, e a letra foi composta a partir das histórias de um tropeiro. 

Outras faixas do trabalho também nasceram em viagens do compositor pelo Brasil e América do Sul, casos de "A Semente" (Mato Grosso), "Ojo del Inca"(Bolívia), e "Cerro Memby"(Paraguay).

O álbum também traz participações. Exceto por “Milonga Flor”, composta por Érlon Péricles, todas as outras faixas são assinadas por Triska, sendo uma em parceria com Tiago Ferraz, “Jangadeiro”, e quatro com o premiado poeta mineiro Guilherme Gontijo. 

Na interpretação, as participações são de Thamires Tannosu, na canção “Em teu ser”, e Paulinho Moska, em “A linha além”. Triska conta que Moska é um artista bastante alinhado com a proposta do trabalho, por transitar frequentemente pelo universo da música pop latino americana, tendo gravado com nomes importantes como Fito Paez. Em Pato Branco, João Triska tocará ao lado dos músicos Denis Mariano, na bateria, André Kloss, no contrabaixo, e participação especial do acordeonista Diego Guerro.