Sudoeste e Oeste recebem 319 soldados da PM recém formados

Mais 319 novos soldados passam a reforçar a segurança das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Após a formatura do Curso de Formação da Polícia Militar do Paraná, na sexta-feira 15 de setembro, no Estádio Olímpico Regional, em Cascavel. O evento contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e completa o ciclo de formaturas de 2.485 novos policiais no Estado.

Os 319 novos policiais do 5º Comando Regional da PMPR estearão nas ruas reforçando o policiamento a partir desta segunda-feira 18 de setembro. Juntam-se ao efetivo da PM e aos mais de 2,2 mil policiais que se formaram em Curitiba, Londrina e Maringá desde o início da semana. “É um dia histórico. Este é o maior ingresso da Polícia Militar do Paraná”, afirmou Ratinho Junior. “E isso acontece em um momento de valorização da segurança pública do Estado. Estamos equipando a polícia com 800 novas viaturas e 25 mil pistolas, que vão ajudar a proteger a população do Paraná”, afirmou o governador.

Com o ingresso dos formandos na corporação, todos os municípios do Paraná passam a ter efetivo policial exclusivo. “Ao todo, são 2,5 mil novos policiais que estão sendo entregues à sociedade. Estamos reabrindo postos que tinham sido fechados. Com isso, atendemos os 399 municípios do Paraná”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. 

Participação Feminina

Mais de 18% de todos formandos são mulheres. Em todo o Estado, são mais de 400 novas policiais, o que representa o maior ingresso de mulheres na polícia de uma só vez. Para a soldado Cassiana Thais Pinto, que se formou na sexta-feira, o aumento da presença feminina na polícia é importante para que as cidadãs paranaenses se sintam representadas na corporação.

“Faz parte de um movimento de inclusão que vem acontecendo há algum tempo na Polícia Militar do Paraná. É importante porque as mulheres se sentem mais à vontade com o policiamento feminino em certas situações que a presença masculina pode inibi-las”, afirmou.

Curso de Formação

Os policiais recém-formados passaram por um treinamento de 10 meses, entre agosto de 2022 e maio de 2023. Foram 50 disciplinas teóricas e práticas como legislação, defesa pessoal e tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises. Depois, eles passaram por um período de três meses de estágio operacional sob a supervisão dos policiais veteranos. O conteúdo programático das etapas de formação e as atividades práticas têm como objetivo a capacitação plena dos profissionais para o exercício das atividades. 

Tecnologia

Durante a formatura, um dos helicópteros recém-entregues do Projeto Falcão foi apresentado aos novos policiais. A aeronave, modelo Robinson 66, é equipada com tecnologias de última geração. Para suporte aéreo, como câmeras de alta precisão, dispositivos de visão noturna e monitoramento térmico. Ela já está sendo usada na região desde agosto, atuando nas áreas de fronteira, inibindo e combatendo o tráfico de drogas e o contrabando.

“Temos aqui no Oeste uma região fronteiriça, que tem suas particularidades do ponto de vista de segurança pública. Então tanto este reforço do Projeto Falcão, como o ingresso destes novos policiais vem para servir a população local. Dar mais tranquilidade às famílias paranaenses”, disse o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Jefferson Silva.

Reforço na segurança

A formação dos quase 2,5 mil policiais e o Projeto Falcão compõem uma série de investimentos e contratações que foram realizadas ou estão programadas. Em maio, o governador autorizou a realização de um novo concurso público para a contratação de mais 230 praças da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

Em agosto, o Governo do Estado também ampliou de 50 para 73 as vagas nos cursos de formação de cadetes da PMPR. Após a conclusão do treinamento de três anos na Academia Policial Militar os futuros oficiais atuarão em área de comando, gestão operacional e planejamento.

As forças de segurança pública também foram contempladas, nos últimos anos, com a convocação de 150 delegados, 200 investigadores e 50 papiloscopistas para a Polícia Civil. Além da convocação de 90 profissionais de um concurso mais antigo da Polícia Científica, reforçando a estrutura de atendimento e investigação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.