28 de abril: Dia Internacional da Educação exige reflexão para o futuro

Joice Diaz

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Já dizia Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. A educação é e sempre será reconhecida como uma forma eficaz de crescimento de um ser humano, seja em sua futura profissão ou, até mesmo, em seu crescimento pessoal. Nesse sentido, comemoramos o Dia Internacional da Educação, que nos oferece a oportunidade de refletir sobre o quão longe chegamos e o que ainda precisa ser feito em prol de uma educação de qualidade e equidade no mundo todo.

Atualmente, nos deparamos com duas diferentes datas que comemoram o Dia Internacional da Educação. A primeira, dia 24 de janeiro, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018, como um meio de promover a paz e a compreensão entre os povos por meio da cooperação na educação. Na ocasião foi proposta uma cooperação para dar ênfase ao objetivo 4, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. No dia 24 de janeiro de 2022, foi então celebrado pela Unesco o quarto Dia Internacional da Educação com o tema “Mudando o rumo, transformando a educação” conforme detalhado no recente relatório global Futures of Education da Unesco.

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A outra data que se comemora o Dia Internacional da Educação é 28 de abril. Isso se dá ao fato que nessa data, no ano de 2000, líderes de 164 países, inclusive o Brasil, assinaram um compromisso internacional com o intuito de desenvolver e garantir a educação no mundo todo. Esse compromisso foi firmado durante o Fórum Mundial de Educação que aconteceu em Dakar, no Senegal, por meio da Declaração de Dacar, que reafirma a visão da Declaração Mundial de Educação para Todos (1990), apoiada pela Declaração Universal de Direitos Humanos (1948) e pela Convenção sobre os Direitos da Criança (1990).

Contamos então com duas datas que nos oportuniza pensar em como podemos colaborar para uma educação de qualidade, que proporcione a todos os benefícios trazidos por ela em sua essência.

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Porém, para nós professores, essa reflexão seguida de uma ação deve acontecer todos os dias, a fim de que possamos colaborar com aqueles que contam com nossos esforços e que buscam na educação um lugar de perseverança e esperança. Além disso, é necessário pensarmos nos desafios e conquistas futuras relacionadas à educação. Isso envolve melhorias na infraestrutura das escolas, principalmente as públicas, a participação efetiva da comunidade escolar como um todo, valorização dos que estão na linha de frente, no caso, os professores, e o uso adequado das diferentes tecnologias, conforme já previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

É pedagoga e mestre em Educação e Novas Tecnologias, professora e tutora dos cursos de pós-graduação em Educação no Centro Universitário Internacional Uninter

Joice Diaz

Já dizia Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. A educação é e sempre será reconhecida como uma forma eficaz de crescimento de um ser humano, seja em sua futura profissão ou, até mesmo, em seu crescimento pessoal. Nesse sentido, comemoramos o Dia Internacional da Educação, que nos oferece a oportunidade de refletir sobre o quão longe chegamos e o que ainda precisa ser feito em prol de uma educação de qualidade e equidade no mundo todo.

Atualmente, nos deparamos com duas diferentes datas que comemoram o Dia Internacional da Educação. A primeira, dia 24 de janeiro, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018, como um meio de promover a paz e a compreensão entre os povos por meio da cooperação na educação. Na ocasião foi proposta uma cooperação para dar ênfase ao objetivo 4, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. No dia 24 de janeiro de 2022, foi então celebrado pela Unesco o quarto Dia Internacional da Educação com o tema “Mudando o rumo, transformando a educação” conforme detalhado no recente relatório global Futures of Education da Unesco.

A outra data que se comemora o Dia Internacional da Educação é 28 de abril. Isso se dá ao fato que nessa data, no ano de 2000, líderes de 164 países, inclusive o Brasil, assinaram um compromisso internacional com o intuito de desenvolver e garantir a educação no mundo todo. Esse compromisso foi firmado durante o Fórum Mundial de Educação que aconteceu em Dakar, no Senegal, por meio da Declaração de Dacar, que reafirma a visão da Declaração Mundial de Educação para Todos (1990), apoiada pela Declaração Universal de Direitos Humanos (1948) e pela Convenção sobre os Direitos da Criança (1990).

Contamos então com duas datas que nos oportuniza pensar em como podemos colaborar para uma educação de qualidade, que proporcione a todos os benefícios trazidos por ela em sua essência.

Porém, para nós professores, essa reflexão seguida de uma ação deve acontecer todos os dias, a fim de que possamos colaborar com aqueles que contam com nossos esforços e que buscam na educação um lugar de perseverança e esperança. Além disso, é necessário pensarmos nos desafios e conquistas futuras relacionadas à educação. Isso envolve melhorias na infraestrutura das escolas, principalmente as públicas, a participação efetiva da comunidade escolar como um todo, valorização dos que estão na linha de frente, no caso, os professores, e o uso adequado das diferentes tecnologias, conforme já previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

É pedagoga e mestre em Educação e Novas Tecnologias, professora e tutora dos cursos de pós-graduação em Educação no Centro Universitário Internacional Uninter

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