Esporte

Atletas da Acorpato vão disputar a São Silvestre

Adenir Brocco

28/12/2016 às 17:00 - Atualizado em 28/12/2016 às 17:41

Uma das mais importantes provas da América Latina, a Corrida Internacional de São Silvestre, será disputada neste sábado (31), em sua 92ª edição. Desde a sua fundação, em 2009, a Acorpato (Associação dos Corredores de Rua de Pato Branco) é representada por seus atletas na competição.

Neste ano a Acorpato terá apenas três representantes na São Silvestre, devido ao ano cheio de competições e também a crise financeira, pois geralmente os atletas têm de bancar quase todo o custo para irem competir. Os representantes serão o casal Gilson Martins dos Reis e Juliane Fontana, que disputa a prova pela segunda vez. O estreante será Péricles Petrycoski, que é um dos mais novos associados da Acorpato e irá empolhado para a competição, que reunirá mais de 30 mil corredores de diversas partes do mundo, que percorrerão 15km pelas ruas e avenidas de São Paulo.

O presidente da Acorpato, Gilson Martins dos Reis, disse que a instituição não tem fins lucrativos e já é de utilidade pública municipal desde 2013. Ele afirmou que todos os recursos arrecadados são investidos em seus sócios e atletas, pois o objetivo é promover e socializar a saúde das pessoas através do esporte, sendo que a participação na São Silvestre é vista pela associação como uma marca.

 

Divulgação
O casal Juliane Fontana e Gilson Martin vão disputar a competição

 

Elite

A Corrida Internacional de São Silvestre costuma atrair os principais nomes da modalidade no país. A Elite contará com atletas de destaque na atualidade, todos tentando recuperar o topo do pódio para o Brasil. A lista de atletas nacionais é encabeçada por Giovani dos Santos, melhor brasileiro na disputa nas últimas edições, e Joziane dos Santos, top ten em 2014 e 2015, mas ainda conta com muita gente forte.

A largada neste sábado será na avenida Paulista, altura da rua Ministro Rocha Azevedo, e a chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero. A programação começará às 8h20, com a categoria Cadeirantes. Em seguida, elite feminina, às 8h40. Já a partir das 9h será a vez das pessoas com deficiência, pelotão de elite masculino e pelotão geral (masculino e feminino).

No masculino, que o Brasil não vence desde 2010, Giovani terá a companhia de experientes corredores, como Gilmar Lopes, terceiro colocado na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2016; Gilberto Lopes, terceiro colocado na Maratona Internacional de São Paulo; entre outros.

Já no feminino, que teve a última vitória nacional em 2006, Joziane lutará ao lado de Marizete Moreira dos Santos, bicampeã da Maratona Internacional de São Paulo; Tatiele de Carvalho, top ten na São Silvestre do ano passado e representante do Brasil nos Jogos Rio 2016; entre outros destaques.

Publicidade
Loterias

MEGA SENA

Concurso 1894 14/01/2017
  • 31
  • 35
  • 57
  • 54
  • 21
  • 53
Enquete

Você é a favor do voto facultativo ou entende que ele deve permanecer obrigatório?

Publicidade
Publicidade
Publicidade